Diabetes Mellitus na Infância
O QUE É?
O diabetes é uma enfermidade relacionada à alterações na produção do hormônio insulina pelo pâncreas, caracterizando o Diabetes Mellitus do tipo 1, ou quando ocorre resistência à ação da insulina pelo organismo, caracterizando o Diabetes Mellitus do tipo 2.
O Diabetes do tipo 1, o tipo mais comum em crianças, é uma doença metabólica em que há destruição das células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, ligado à fatores genéticos e, geralmente, ocasionando uma deficiência absoluta de insulina no organismo.
QUAIS OS SINTOMAS?
Aumento rápido dos níveis de açúcas no sangue
Muita sede
Aumento de fome
Emagrecimento ou perda de peso
Aumento da frequência urinária
Fraqueza, cansaço e tonturas
Câimbras e formigamentos
CRITÉRIOS DE DIAGNÓSTICO
1) Glicemia de jejum maior ou igual a 126 mg/dl, OU;
2) Glicemia pós prandial de duas horas maior ou igual a 200 mg/dl no teste de tolerância à glicose, OU;
3) Glicemia ao acaso (em qualquer horário) maior ou igual a 200 mg/dl em pacientes sintomáticos.
TRATAMENTO
O paciente deve ser tratado com injeções diárias de insulina, sendo que o tipo de insulina e a quantidade deve ser manejada de acordo com as necessidades de cada paciente.
PREVENÇÃO
Desde o nascimento, há medidas de prevenção ao Diabetes, como o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, evitando a alimentação artificial rica em açúcares desnecessários nesta fase. Quanto mais cedo o Diabetes for detectado, mais chances se tem de eficácia no controle da doença e de evitar futuras complicações.
