Aspiração de Corpo Estranho
A aspiração de corpo estranho (ACE) é qualquer objeto ou substância que inadvertidamente é aspirado para o pulmão. Qualquer material pode se tornar um corpo estranho no sistema respiratório, os mais comuns são milho, feijão, amendoim, balões de borracha, estruturas esféricas e brinquedos pequenos. A ACE é mais comum nas crianças do sexo masculino e na faixa de 1 a 3 anos de idade, pois nessa idade a criança não controla a mastigação e a deglutição de alimentos, já que não possui dentes molares.
Os sintomas depois da aspiração são:
Tosse persistente
Chiado no peito
Falta de ar súbita
Rouquidão
Unhas arroxeadas
A ACE pode ser parcial ou total e é importante diferenciar pois a conduta doméstica é diferente.
>>> Parcial: a criança tosse e esboça sons. A melhor conduta, nesse caso, é não intervir e encaminhar a serviço um serviço de saúde.
>>> Total: a criança não esboça sons, tem falta de ar importante com lábios arroxeados. Nesta situação deve-se realizar a manobra de Heimlich.
Manobra de Heimlich

Menores de 1 ano
Como fazer: 5 percussões com a mão nas costas com a criança em decúbito ventral (deitada "de bruços") seguida de 5 compressões no peito com a criança em decúbito dorsal (deitada para cima) até que o objeto seja expelido ou a criança reaja.
Maiores de 1 ano

Como fazer: realize compressões com as mãos fechadas (como mostra a figura) abaixo das costelas, com sentido para cima, abraçando a criança por trás até que o corpo estranho seja expelido.
